27 de setembro de 2020

O COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari) tem atuado intensamente na gestão associada do serviço de inspeção de produtos de origem animal visitou o oitavo município de seus 12 consorciados, para orientar sobre a gestão associada do serviço de inspeção de produtos de origem animal.

O modelo de gestão associada permite que o consórcio desenvolva os serviços de inspeção de produtos de origem animal e consequentemente amplia o âmbito de circulação de mercadorias das agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados para todo o território dos municípios consorciados.

Nesse sentido o COINTA tem realizado visitas técnicas para orientar os produtores sobre o novo modelo de fiscalização e seus benefícios, bem como se colocando a disposição para esclarecimentos e orientações adicionais.

 

A equipe técnica do COINTA composta pelo Médico Veterinário Rafael Rezende A S Ramos responsável pela coordenação do SIMC e o Biólogo Cleiton Oliveira dos Santos mestre em Saneamento Ambiental, acompanhados pela Servidora do Município de Camapuã Tereza Vicencia de Araujo, visitaram as futuras instalações de uma granja avícola de propriedade do sr. Marcelo Duailibi.

Para estimular a rápida adesão ao novo modelo de inspeção de produtos de origem animal, a equipe do COINTA esclareceu ao produtor sobre os trâmites necessários para a migração do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que permite que o produto circule apenas no âmbito do município onde ocorreu a inspeção, para o modelo consorciado executado pelo COINTA, denominado SIMC-COINTA que tornará possível que os produtos de origem animal inspecionados pelo SIMC-COINTA circulem entre os municípios consorciados ampliando o mercado potencial para mais de 164 mil habitantes.