2 de março de 2023

O selo SIM-Cointa do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa). Com a certificação, a Colônia dos Pescadores poderá comercializar os pescados não só em Coxim, mas em todas as cidades que fazem parte do Cointa.

Integram o Cointa, os municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

O Consórcio, além de certificar a qualidade da produção, é uma organização e ferramenta gerencial para mudanças planejadas e organizadas em intervenções a favor da gestão de recursos hídricos, meio ambiente, desenvolvimento social, econômico e institucional.

O prefeito de Coxim, Edilson Magro, pontuou que o trabalho conjunto entre o Cointa e a Prefeitura, foi fundamental para que atualmente, cerca de 20 empreendimentos obtivessem o selo SIM-Cointa. Magro convidou produtores que ainda não fizeram adesão ao selo, a conhecerem o Cointa para formalizarem seus empreendimentos. “Mais um empreendimento recebe o selo, para que possa vender o seu produto legalmente. Então, você que é produtor e quer vender seu produto, procure a Prefeitura de Coxim, procure o Cointa para que possamos regularizar sua situação. A Prefeitura é sempre parceira e está à disposição”, disse.

A tesoureira da Colônia de Pescadores, Luciene Arantes Barbosa, está otimista com a nova fase e aposta na melhora das vendas e arrecadação. “Agora vai melhorar, vai ser mais organizado. E temos a vantagem de poder vender para outros municípios e até outros estados”, reforçou.

Jacqueline Aparecida Barbosa Rodrigues, médica veterinária, reforçou o convite do prefeito aos produtores que ainda não estão certificados e ressaltou que não é difícil conseguir o selo. “Quem é produtor, quem processa produtos de origem animal, pode nos procurar no Serviço de Inspeção, no Cointa, para que possamos dar início ao processo de licenciamento. Seguindo todas as determinações da Legislação, o produtor conseguirá a certificação e poderá comercializar seus produtos nos 14 municípios que pertencem ao Consórcio”, informou.

Participaram da entrega da certificação à Colônia de Pescadores, o prefeito Edilson Magro, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Alexandre, o coordenador geral do Cointa, Pedro Freitas, o coordenador adjunto Cleiton Oliveira, o Gerente Municipal de Desenvolvimento Agrário, Adilson Silva, Brayan Leonardo Marques, do setor de Projetos e Convênios, Jacqueline Aparecida Barbosa Rodrigues médica veterinária, e o vereador Ademir Peteca.