22 de março de 2023

Prosolo já recuperou 1,2 mil hectares e já tem novas metas

Neste Dia Mundial da Água, 22 de abril, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa) celebra a recuperação de 1.265 hectares de lavouras e pastagens com técnica que evita o processo erosivo no Alto Taquari. O Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (Prosolo) é uma parceria do Cointa com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), firmado em 2022 e que já vem demonstrando bons resultados na região norte de Mato Grosso do Sul. 

A microbacia do córrego Pontinha, no município de Coxim, foi a área que recebeu o projeto piloto do Plano de Recuperação de área degradada. Entre as ações realizadas, a equipe conseguiu a recomposição da reserva legal e adequação das estradas vicinais, com objetivo maior de combater o processo de assoreamento do rio Taquari. É um projeto considerado de grande alcance que tem potencial de devolver a normalidade ao rio, submetido a um longo processo de assoreamento devido a vários fatores, entre os quais o uso irregular do solo.

Para o presidente do Cointa, Enelto Ramos da Silva, o Plano se tornará referência para todo Estado. “A recuperação do Rio Taquari é nossa missão principal e em menos de um ano de trabalho já está mostrando resultados incríveis. Acredito que o Prosolo será referência e poderá ser aplicado em outras regiões do Estado que sofreram com a degradação dos leitos dos rios”, destaca Enelto.

Por conta dos bons resultados, apresentados com rapidez, o prefeito de Coxim Edilson Magro ressalta que foi feito um aditivo no contrato para prolongar os trabalhos do Prosolo. “Está sendo um trabalho muito bem feito, com excelência na execução. E os resultados positivos não são só para Coxim, é para todo o Pantanal. Tenho certeza que esse Plano vai evitar tragédias ambientais e preservar toda a região pantaneira”, defende Edilson.

“Essa estratégia realmente se mostra promissora uma vez que, o manejo adequado do solo é fundamental para a preservação da água. Isso porque o solo desempenha um papel importante na filtragem, armazenamento e liberação da água. Quando o solo é mal manejado, ele pode se tornar compactado, erodido e perder a sua capacidade de absorver água, o que pode resultar em uma série de problemas para a qualidade e quantidade da água disponível”, defende coordenador adjunto do Cointa, o biólogo e mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, Cleiton Oliveira.

Durante um evento do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, falou sobre o Prosolo e a capacidade técnica do trabalho executado. “Obviamente que o Poder Público tem limitações, vamos até um determinado ponto, daí a parceria é fundamental para avançar, sobretudo em questões ambientais. O importante é que fica muito claro: a recuperação do rio Taquari, tanto na planície quanto no planalto, é prioridade do Governo do Estado”, afirmou.

O Governo do Estado destinou uma patrulha ambiental composta por dois tratores, dois terraceadores, dois veículos e uma pá carregadeira para atuar especificamente nos trabalhos de conservação do solo em Coxim. O Consórcio Cointa cedeu duas carretas e mais um terraceador.

Com os resultados, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, traçou as novas metas do Plano. “Falta construir as estruturas de terraços em 1.135 hectares e executar as intervenções para adequação das estradas em 2,4 quilômetros. Em seguida vamos iniciar ações semelhantes nos municípios de Figueirão e Camapuã e para tanto, precisamos vencer o maior desafio: a elaboração de projetos visando a obtenção de novas fontes de recursos para contemplar toda a bacia hidrográfica do rio Taquari”, finalizou Beretta.

Dia Mundial da Água – Esta data é destinada à reflexão e discussão sobre a relação do ser humano com a água e aborda temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados à poluição.

A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água do planeta, entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.