28 de julho de 2023

Na quinta-feira (27) o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa), conquistou a autorização do escopo de serviço de inspeção de produtos de origem animal, para atuação na área de carnes e derivados (entrepostos e unidades de beneficiamento). Por meio de um despacho decisório emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), agora, o SIM-Cointa tem a permissão para certificar produtores de carnes e derivados, que cumpram todas as exigências sanitárias e administrativas, a comercializarem seus produtos em todo o país.

O presidente do Cointa e prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, falou sobre mais uma conquista do Consórcio. “Esse reconhecimento demonstra o resultado do excelente trabalho desenvolvido pelo Consórcio em todos os setores onde atua, especialmente, o selo de certificação SIM-Cointa. E certamente, continuaremos trabalhando para manter bons resultados que conquistamos até aqui e, buscar cada vez mais reconhecimento e autonomia do nosso trabalho. A região norte do estado merece esse reconhecimento”, defendeu.

Inicialmente, o Cointa possuía autonomia para certificar e, desta forma, autorizar a comercialização dos produtos de origem animal produzidos por seus consorciados, apenas entre os 14 municípios que integram o Consórcio. Com a nova certificação, os estabelecimentos que atendam às legislações poderão ser inseridos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), e comercializarem seus produtos em todo o país.

A partir do reconhecimento de equivalência do serviço de inspeção executado pelo Cointa, por meio do Ministério da Agricultura, permitindo a adesão do Cointa ao SISBI-POA, inicialmente o consórcio conquistou o escopo para área de produção de mel, posteriormente o escopo para a área de produção de leite e derivados e agora, para a área de carne e derivados.

Rafael Rezende Ramos, médico veterinário e coordenador do SIM-Cointa, destaca o trabalho desempenhado pelo Consórcio na área de certificação de estabelecimentos de produtos de origem animal. “O SIM-Cointa, através da gestão associada, tem atuado intensamente na busca da segurança dos alimentos ofertados a toda população, bem como na ampliação de mercado para os estabelecimentos devidamente registrados, gerando renda, emprego e, consequentemente, alavancando a região norte de Mato Grosso do Sul para todo país”, disse.