22 de setembro de 2024
Nesta sexta-feira (20), Cleiton Oliveira, coordenador adjunto do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), conheceu de perto o projeto Circuito de Robótica SESI-MS, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em Campo Grande. Cleiton foi convidado por Alessandro Lima, Supervisor de Mercado – Regional Centro Norte do SESI-MS, e por Marcel Giordano Jeffery, Diretor do SESI Campo Grande, para conhecer de perto como o SESI tem preparado jovens para o futuro, integrando robótica, inteligência artificial e outras tecnologias avançadas em seus programas de educação.
A visita teve como objetivo aproximar o Cointa dos projetos educacionais do SESI, buscando uma possível parceria para expandir a educação tecnológica aos municípios consorciados. Durante o evento, Cleiton pôde observar o impacto da educação tecnológica no desenvolvimento dos jovens, destacando a importância de preparar as próximas gerações para o futuro da robótica e inteligência artificial.
Em suas palavras, o coordenador adjunto do Consórcio, destacou o papel essencial da educação tecnológica para o futuro dos municípios. “Nos interessa muito a questão da educação e a preparação dos jovens para o futuro. A era da inteligência artificial já é uma realidade, e o Cointa quer ser a ponte que trazem essa inovação para as cidades consorciadas. Ver o trabalho do SESI com essas crianças nos inspira a buscar formas de levar essa educação para nossas comunidades, preparando as novas gerações para um mundo cada vez mais tecnológico”, destacou Cleiton.
“A educação é uma base para o desenvolvimento sustentável. Levar a tecnologia e a inovação para os municípios consorciados é uma prioridade do Cointa. Queremos que nossos jovens tenham as ferramentas certas para enfrentar os desafios do futuro”, destacou o presidente do Cointa, Enelto Ramos da Silva.
A ideia do Cointa é que a instituição não seja apenas mais um consórcio voltado para o desenvolvimento sustentável e de infraestrutura, mas também um promotor de educação e inovação tecnológica. Ao conhecer os programas de robótica do SESI, Cleiton vislumbrou uma oportunidade de levar esse conhecimento e essa tecnologia para crianças e adolescentes dos municípios consorciados, criando oportunidades de capacitação e desenvolvimento desde cedo.
O Cointa tem como meta ser um agente transformador na educação de jovens, promovendo uma formação que vai além do básico, capacitando novas gerações para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança tecnológica. A possível parceria com o SESI permitirá que crianças e adolescentes tenham acesso a ferramentas de robótica e inteligência artificial, preparando-os para as profissões do futuro.
A visita foi um passo importante para a construção de novas parcerias e projetos que possam transformar a educação nos municípios consorciados, e o Cointa continuará buscando formas de promover o desenvolvimento tecnológico e educacional nas comunidades que integra.