22 de fevereiro de 2019

O Conselho Consultivo da Unidade de Conservação da Biodiversidade da Área de Proteção Ambiental – APA do Rio Coxim – “Rotas Monçoeiras” que abrange parte dos municípios de Camapuã, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de MT/MS e Coxim, reuniu-se em Assembléia no dia 20 de fevereiro de 2019 na sede do Cointa para debater e deliberar assuntos referentes ao Plano de Ações que vêm sendo executado para a implementação da Unidade. 

  Contou com a participação dos representantes do Instituto de Meio Ambiente de MS – Imasul, Sra. Elaine Presidente do Conselho e Gestora da Unidade, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, AGRAER, UEMS, UFMS, PMA, COINTA e representantes das Prefeituras dos Municípios que abrangem a APA do Rio Coxim. Foram colocados em discussão Temas como: “A Cota Zero” para o pescado anunciado pelo Governo do Estado, a necessidade de acompanhamento dos processos de Licenciamento Ambiental dos Novos Empreendimentos na Região para que não haja Impactos negativos e sobreposição na área da Unidade de Conservação, principalmente Hidrelétricas e PCH’s. O Fortalecimento da Fiscalização Ambiental no Rio Coxim, através das parcerias Institucionais entre Imasul/PMA. A Implementação do Programa Estadual de Voluntários pelo Imasul que abre oportunidades para a participação da Sociedade Civil no desenvolvimento de Ações práticas na Unidade de Conservação.

 

  O Imasul anunciou que já foram identificadas as Propriedades rurais ao longo do rio Coxim no perímetro que compõe a APA do rio Coxim. Em seguida foi feitra a exposição pelo Professor Geovane da UEMS/Campus de Coxim da relação das Ações a ser desenvolvida na Unidade do Rio Coxim pela Universidade e do Programa de Geração de Conhecimento através de pesquisas Científicas. O representante do IPHAN falou sobre os Estudos Arqueológicos que já foram feitos por pesquisadores da Bahia no Município de Figueirão e Distrito de Jaurú em Coxim. O representante da AGRAER expôs sobre a realização da Capacitação de Produtores rurais e Técnicos para a recuperação de Áreas Degradadas e reposição de áreas de preservação permanente e reservas legais nos municípios da Região ao qual em seguida o representante do município de São Gabriel do Oeste, Sr. André Bortoli informou que em seu município existe uma patrulha mecanizada da Prefeitura que realiza em parceria com os produtores rurais, o trabalho de conservação de solo e água e de recuperação ambiental de focos erosivos e reposição florestal.

 Mais fotos