O que é o SIM-COINTA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI já foram definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFA), responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.

O Decreto Federal 10.032/2019 Permite que os produtos de origem animal inspecionados por serviço de inspeção executado por consórcios públicos de Municípios, sejam comercializados em quaisquer dos Municípios integrantes do respectivo consórcio.

E a Instrução Normativa Nº 29/2020/MAPA Estabelece os requisitos para o livre comércio de produtos de origem animal, inspecionados por consórcio público de Municípios.

Entenda as diferentes esferas de competência de Fiscalização da Inspeção de Produtos de Origem Animal

SIM

Para comercialização de produtos de origem animal dentro do próprio município de produção a agroindústria deve possuir registro no Serviço de Inspeção de Municipal

SIM 1

SIE

Para comercialização de produtos de origem animal dentro do Estado de Mato Grosso do Sul a agroindústria deve possuir registro no Serviço de Inspeção de Estadual

SIE

SIF

Para comercialização de produtos de origem animal em território brasileiro e para exportação a agroindústria deve possuir registro no Serviço de Inspeção de Federal

Top