25 de junho de 2021

O COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari) segue atuando intensamente na gestão associada do serviço de inspeção de produtos de origem animal e realizou reunião de orientação técnica aos produtores, responsáveis técnicos e representantes legais de estabelecimentos em processo de registro no SIM-COINTA.

No dia 25 de junho o Médico Veterinário Rafael Rezende, coordenador do SIMC-COINTA acompanhado do Biólogo Mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, Cleiton Oliveira foram recebidos pelo Vice-Prefeito de Costa Rica Roni Cota acompanhado da Secretária Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Suelen Furquim e da Medica Veterinária da Unidade Descentralizada SIMC-COINTA Marge Martins para demonstrar na prática a facilidade do processo de registro ao serviço de inspeção executado pelo consórcio. Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo, Airton Ruiz; o subsecretário de Agricultura, Fernando Barbosa.

Ficou demonstrado que embora tenha havido uma atualização e padronização de formulários e procedimentos para o regular registro no SIM-COINTA, o processo é simples e exige apenas que os Responsáveis Técnicos pelos estabelecimentos se atualizem e procurem o serviço sempre que necessário para esclarecer eventuais dúvidas.

O vice-prefeito Roni Cota, observou que a adesão ao registro vai alavancar a geração de emprego e renda no município. “O registro padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e segurança alimentar. Isso beneficia o produtor, a comunidade e impulsiona a economia local”.

Com o registro no serviço de inspeção executado via consórcio os comerciantes passam a ter a possibilidade de comercializar legalmente seus produtos dentro dos municípios integrantes do consórcio, Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, ampliando seu campo de comércio para aproximadamente 170.000 pessoas.