16 de março de 2022

Em Coxim (MS) o COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari) realizou reunião técnica na manhã desta quarta-feira (16), na sede do consórcio. Esta ação faz parte do Planejamento Estratégico formulado em assembleia pelos prefeitos dos municípios consorciados.

O COINTA tem entre seus objetivos o fortalecimento e regionalização do turismo é ao tomar conhecimento do projeto idealizado por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) intitulado Rota Rupestre, roteiro o qual além de incentivar a conservação de áreas de interesse arqueológicas e paleontológicas, também poderá atrair novos olhares para o desenvolvimento do turismo nos municípios que compõe o consórcio.

Assim após deliberação em assembleia a equipe do consórcio se aprofundou no tema que resultou na convocação de uma  reunião com o grupo de pesquisadores do Museu de Arqueologia (Muarq) da UFMS, e representante das instituições de ensino superior atuantes na região a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Segundo o Presidente do COINTA, Enelto Ramos da Silva Prefeito de Sonora, essa mobilização faz parte do planejamento estratégico formulado em assembleia com a participação de todos os prefeitos e recentemente trazido a pauta pelo Prefeito Dalmy de Alcinópolis, resultando em mais uma ação concreta do consórcio na resolução de temas de interesse dos municípios consorciados com o apoio valoroso das instituições públicas de ensino (UFMS, UEMS e IFMS).

Da Direita para esquerda – Prof. Dra. Lia Brambilla, diretora de popularização da Ciência da UFMS, Prof. Dr. Ivo Leite Filho Diretor de Popularização da Ciência UFMS, Me. Cleiton Oliveira Coordenador Adjunto do COINTA

Os Municípios consorciados participaram com a presença de titulares das pastas responsável pelo fomento ao Turismo e Desenvolvimento econômico, e com a presença dos Prefeitos Dalmy – Alcinópolis, Manoel Nery – Camapuã, Edilson Magro – Coxim -, William Fontoura – Pedro Gomes, Valdecir Malacarne Vice-Prefeito – São Gabriel do Oeste e Enelto Ramos – Sonora.
A reunião também contou com a presença do Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pereira, Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE) da UFMS, Prof. Dr. Felipe Fernandes de Oliveira, Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Profª Dra. Angela Kwiatkowski Diretora-Geral do IFMS Campus de Coxim, João Brás Gerente da UEMS Unidade de Coxim e Luiz Roberto Roque Presidente da ACEPAN – Associação Cerrado Pantanal, Instância de Governança Regional – formada por associados dos municípios Sul-mato-grossenses de Alcinópolis, Costa rica, Coxim, Figueirão, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora e Paraiso das águas.


O encontro resultou numa parceria através do consórcio para integrar ensino, pesquisa e extensão através das instituições de ensino UFMS, UEMS e IFMS e construir inovação social estimulando o trabalho com as comunidades locais, objetivando preparar os municípios consorciados para receber turistas e capacitar todos os envolvidos na cadeia do turismo com conhecimento sobre arqueologia de Mato Grosso do Sul aplicada a cada município consorciado.