23 de junho de 2023

O Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) realizou uma Assembleia Geral, nesta quinta-feira (22), na sede em Coxim, para a deliberação de assuntos importantes a todos os municípios consorciados. Entre as pautas aprovadas está a criação do curso de Medicina no Campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Coxim; a aquisição da primeira máquina perfuratriz do grupo e quais os planos para o próximo investimento da bancada federal destinada para o Consórcio. 

O primeiro assunto tratado foi a implantação do curso de Medicina na UFMS, Campus de Coxim. Além de movimentar o setor universitário, beneficiará os hospitais municipais, as unidades de saúde e, principalmente a população, que terão disponíveis mais profissionais para o atendimento. 

Enelto Ramos da Silva, presidente do Cointa e prefeito de Sonora, presidiu a Assembleia e disse que a vinda do curso de medicina para Coxim trará benefícios para todos os setores.

“Com o curso de medicina ativo em Coxim, com certeza teremos mais investimentos chegando, mais profissionais qualificados. Coxim está no rumo certo, e nós estamos aqui alinhados, para apoiar essa causa que fortalecerá a nossa região, que merece muito, e consequentemente, teremos mais visibilidade e atrairemos interesses tanto no setor da saúde, infraestrutura, investidores, região forte e desenvolvida”, destaca o presidente do Cointa.

Enelto Ramos da Silva, presidente do Cointa.

A diretora do Campus de Coxim, Prof. Dra. Silvana Zanchett falou sobre a importância do apoio do Cointa. “O Cointa tem um papel extremamente importante de apoio para que o curso aconteça e desenvolva principalmente a saúde da região norte do estado, é um importante apoio político, logístico, de infraestrutura e de desenvolvimento da região norte”, disse Silvana. 

O prefeito de Coxim, Edilson Magro pediu apoio aos prefeitos, com a assinatura de uma Carta de Intenção, documento que demonstra interesse e o apoio dos consorciados ao Cointa, que será levada à Brasília, para que se consiga avanços para a implantação do curso de medicina em Coxim.

“O curso de medicina é um sonho antigo da nossa população e estamos trabalhando para que se torne realidade. Temos todas as condições necessárias para receber esse curso e oferecer uma formação de qualidade para os estudantes. Por isso, contamos com o apoio e parceria dos nossos prefeitos, e da UFMS nessa empreitada”, explicou Edilson Magro.


Cleiton Oliveira dos Santos, coordenador adjunto do Cointa, pontuou os avanços do Consórcio, no apoio de pautas importantes para a região, no planejamento e busca de aperfeiçoamento da prestação de serviço público na região.

“O Cointa abraça pautas importantes, como o fortalecimento do polo educacional da região norte, através da UFMS, e o planejamento estratégico do consórcio nas pautas junto ao Governo do Estado, com ampliação de oferta de serviços públicos através do consórcio, e da própria senadora Tereza Cristina com mais uma emenda que será destinada, onde os prefeitos estão decidindo qual será sua finalidade”, afirmou Cleiton.

Outro tema abordado, é sobre o funcionamento de uma máquina perfuratriz. Essa é uma proposta da senadora de Tereza Cristina, que inclusive foi ofertada para outros consórcios do estado, mas o Cointa por já ter expertise em tratar esses serviços públicos, em planejar o seu custeio e sua operação, poderá ser o primeiro a colocar em prática o funcionamento dessa perfuratriz, para atender o abastecimento da zona rural dos municípios que compõem o consórcio. O projeto já foi aprovado, os recursos já estão empenhados e agora a os trâmites estão na parte do rateio e posteriormente, para a regulamentação da operação e o custeio da perfuratriz.

Cleiton finalizou destacando o comprometimento e união dos prefeitos dos municípios consorciados, em discutir pautas que beneficiam todos os setores e principalmente a comunidade da região.

“O diferencial do Cointa que conquistou essa força e organização que tem hoje, é exatamente por conta da união e empenho dos prefeitos em entenderem que essas pautas comuns somente serão resolvidas com o apoio com a multiplicação da força política de cada um deles. Ter uma Assembleia lotada, muitas vezes com visitantes, como a presença do governo do estado e da assembleia legislativa, fortalecem e cada vez mais sedimenta a imagem do Cointa como ferramenta de gestão pública”, concluiu Cleiton.

Estiveram presentes na assembleia os prefeitos Dalmy Crisostomo, de Alcinópolis, William Fontoura de Pedro Gomes, Cleidimar Camargo de Rio Negro, Cleverson Alves de Costa Rica, Juvenal Consolaro, de Figueirão, Manoel Eugênio, de Camapuã, Réus Fornari, de Rio Verde e Anizio Sobrinho, de Paraíso das Águas.