26 de julho de 2023

Nos dias 25 e 26 de julho, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou em Campo Grande, o curso de “Capacitação de Recursos para Projetos de Desenvolvimento Sustentável”, direcionada às governanças do território do Pantanal. O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa), através do coordenador adjunto, Cleiton Oliveira, esteve presente no evento.

 

O objetivo da capacitação é promover a integração entre as instituições, proporcionar conhecimentos fundamentais sobre a elaboração e cadastro de projetos para a captação de recursos econômicos e financeiros para a região do Pantanal. O programa faz parte do programa “Territórios Empreendedores” do Sebrae, que tem como foco o desenvolvimento territorial. O estado do Mato Grosso do Sul foi escolhido como um dos pilotos dentro do projeto nacional, e o bioma do Pantanal, que abrange 12 municípios e apresenta características únicas, foi eleito como território representativo.

 

Além do Cointa, Consórcio de 14 municípios da região norte de Mato Grosso do Sul, também participam o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema), da região oeste, ambos representando os municípios e envolvidos, e outras instituições como o Instituto Homem Pantaneiro, Visite Pantanal e a Movimenta Pantanal.

O presidente do Cointa e prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, afirmou que essa integração é uma preparação extremamente importante para alavancar o desenvolvimento regional através do Consórcio. “Ele está nos capacitando a elaborar projetos voltados para o desenvolvimento sustentável territorial, e demonstrando como captar recursos de diversos fundos como o BID, Fundo Global de Meio Ambiente. Além disso, fornece ferramentas para compreender como esses projetos são avaliados pelos potenciais financiadores”,  disse. 

 

Katia Muller, analista técnica do Sebrae, destacou a importância do evento. “A proposta desse evento, é olhar para as instâncias de governança dentro do território, que já atuam no desenvolvimento econômico, ambiental e social e, fazer uma capacitação para que eles comecem a ter o olhar de captar recursos para desenvolvimento sustentável do Pantanal. A partir desta capacitação, a proposta é que essas governanças convidadas formem uma câmara técnica. Essa câmara técnica vai começar a olhar projetos em comum e que conversem um com o outro”, defendeu.

 

O coordenador adjunto do Cointa, Cleiton Oliveira, biólogo  e mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, disse que ações de integração em prol do desenvolvimento sustentável fazem parte dos objetivos do Cointa, e enxerga o evento como mais uma forma do consórcio se aperfeiçoar. “O consórcio tem demonstrado uma série de bons resultados e, agora também na área de desenvolvimento sustentável, pretendemos nos preparar para propor projetos também articulados com aqueles que estejam sendo desenvolvidos. Um exemplo disso é a articulação com o Sebrae, que é sempre um parceiro do Consórcio e essa atividade em prol do território do Cerrado-Pantanal é mais uma delas”, destacou.

 

Cleiton também destacou a importância da integração entre as instituições. “Há uma forte necessidade de integração, pois, muitas vezes tem muitas estratégias boas, mas isoladas e, elas de forma isolada, não têm tanta força. Em conjunto a gente consegue multiplicar a força. E isso os 14 prefeitos consorciados, têm demonstrado sempre em nossas assembleias”, finalizou.