1 de novembro de 2023

Para atender as demandas específicas de enfrentamento ao racismo religioso e promover a igualdade racial, a Reunião Ampliada com Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiro está sendo realizada nesta terça (31) e quarta-feira (1º) em Campo Grande. A Reunião Ampliada reuniu líderes, membros de comunidades e representantes de povos de matrizes africanas e terreiros. Além de promover o diálogo, fortalecer os laços culturais e religiosos, o evento discute os desafios enfrentados por essas comunidades tradicionais.

O coordenador de políticas de promoção da igualdade racial executado via Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa), Cleiton Oliveira, esteve presente no primeiro dia do evento representando o Consórcio, que é o primeiro a montar a estratégia de promover a igualdade racial via Consórcio Público. “Através de cada município tendo a sua coordenadoria individualmente, o Cointa vai reunir os representantes de todos os 14 municípios do consórcio e construir um conselho regional para a promoção da igualdade racial, isso já foi aprovado em assembleia e os membros do conselho estão previstos para serem empossados ainda no mês de Novembro.” disse o coordenador. 

A reunião ampliada foi criada para discutir os desafios que as comunidades enfrentam, incluindo a discriminação religiosa, a falta de reconhecimento de suas práticas e a preservação de espaços sagrados. A união de esforços para combater a intolerância e promover o respeito às religiões de matriz africana é uma das prioridades do consórcio, reforçando o compromisso de preservação das tradições dos povos dos municípios consorciados.

Para alinhar esse planejamento, o Cointa já vem discutindo há algum tempo a consolidação das novas estratégias com a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial. “O Cointa está contribuindo para que nas políticas públicas municipais tenhamos um gestor, um coordenador, um assessor que trabalha a favor da cidadania e direito do negro. Nossa parceria com o Cointa é fundamental para o enfrentamento ao racismo e esperamos que em 2024 essas estratégias estejam presentes em mais municípios.” destaca a subsecretária Vania Lucia Baptista Duarte.

Além disso, a reunião ampliada serviu como um espaço para a troca de experiências e boas práticas entre as diferentes comunidades, visando fortalecer suas lutas e iniciativas em prol da igualdade. O evento segue com programação nesta quarta-feira (1º), contando com a abertura oficial do Novembro Negro – dedicado a reflexão sobre uma sociedade mais igualitária, inclusiva e antirracista, idealizado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – vinculada à Setescc.