27 de setembro de 2020

O COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari) tem atuado intensamente após o início da gestão associada do serviço de inspeção de produtos de origem animal para visitar todos os municípios consorciados.

A gestão associada permite que o consórcio desenvolva os serviços de inspeção de produtos de origem animal e consequentemente amplia o âmbito de circulação de mercadorias das agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados para todo o território dos municípios consorciados.

Para estimular a rápida adesão ao novo modelo de inspeção de produtos de origem animal, estão sendo realizadas visitas técnicas nos municípios consorciados para orientar sobre os trâmites necessários para a migração do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que permite que o produto circule apenas no âmbito do município onde ocorreu a inspeção, para o modelo consorciado executado pelo COINTA, denominado SIMC-COINTA que tornará possível que os produtos de origem animal inspecionados pelo SIMC-COINTA circulem entre os municípios consorciados ampliando o mercado potencial para mais de 164 mil habitantes.

 

No dia 11 de Setembro a equipe técnica composta pelo Médico Veterinário Rafael Rezende A S Ramos responsável pela coordenação do SIMC e o Biólogo Cleiton Oliveira dos Santos mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos estiveram no município de Rio Verde de Mato Grosso onde foram recebidos pelo Médico Veterinário Artur Maggioni e Silva que atualmente realiza a inspeção na unidade SIMC-COINTA de Rio Verde.

Foram visitados os estabelecimentos Estância Limoeiro de propriedade do sr. Sérgio Arruda Fonseca; Mussarela Viana de propriedade do sr. Aparecido Gomes Viana; Casa de Carnes Massarico de propriedade do sr. Leandro Caprini e o Mercado Thais de propriedade do sr. Reginaldo Andrade de Oliveira.